quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

12. - CAP. XI - ALGUMAS OUTRAS DESCOBERTAS E A VIAGEM DO PORTUGUÊS FERNÃO DE MAGALHÃES SOB A ÉGIDE DE CASTELA


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Por volta do ano de 1495, um navegador da Ilha Terceira, João Fernandes apelidado de Lavrador, ao velejar nas águas setentrionais do Atlântico associado a Pedro de Barcelos, chegou à Gronelândia.


Gaspar Corte-Real terá feito uma viagem à Terra Nova durante o ano de 1500.


                                        
Aí voltou no ano de 1501, tendo falecido os dois irmãos, Gaspar e Miguel Corte-Real, em circunstâncias desconhecidas.



Na Terra Nova iniciou-se a exploração pesqueira. 



No ano de 1501, uma frota de 3 navios partiu para realizar o reconhecimento da costa brasileira, tendo participado ao que parece nesta expedição Américo Vespúcio.


Outras se lhe seguiram.


Os portugueses no século XVI deram continuidade à sua actividade exploratória nas regiões boreais Atlânticas, no Atlântico Central e Meridional, Índico e Pacífico, descobrindo ilhas e novas terras, tendo inclusivamente chegado ao Japão. Talvez Fernão Mendes Pinto tenha sido o primeiro europeu a pisar solo japonês no ano de 1541, acompanhado por Diogo Zeimoto e Cristóvão Borralho.





A VIAGEM DE FERNÃO DE MAGALHÃES



Fernão de Magalhães (1470-1521), navegador português, abandonou Portugal em Outubro de 1517, depois de se ter sentido injustiçado pelo rei D. Manuel.
Comandou a primeira viagem de circum-navegação, realizada entre 1519 e 1522, sob a égide castelhana.
Partiu de San Lucar de Barrameda, em 20 de Setembro de 1519, com cinco naus – Trinidad, San Antonio, Conception, Victoria e Santiago, com uma tripulação total de 265 homens.
A viagem foi planeada pelo próprio Magalhães e pelo cosmógrafo português Rui Faleiro. Ao que parece Magalhães terá utilizado um processo de cálculo das longitudes baseado na variação da declinação magnética, constante do Regimento das Longitudes do dito Rui Faleiro.



Magalhães comandou a frota até às Filipinas onde foi malogradamente morto em combate. A frota passou então a ser comandada por Carebello e depois pelo piloto Juan Sebastián del Cano (1476-1526), que por duas vezes passou o Estreito, concluindo a volta ao mundo.



Só um navio completou a expedição. No dia 6 de Setembro de 1522, Sebástian del Cano capitaneando o navio Victoria aterra em Espanha com 18 homens a bordo.

Magalhães ficará para sempre ligado ao Estreito que tem o seu nome.








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